PREV DUAS BARRAS

Segurados podem acessar serviços da Previdência em novo portal

Site do governo federal reúne mais de 1,7 mil serviços em único lugar

Os segurados da Previdência Social passam a contar com uma ferramenta inédita para acessar os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O governo federal lançou o novo Portal de Serviços com mais de 1,7 mil serviços de diversos órgãos disponíveis em uma única plataforma. Uma das categorias é Trabalho e Previdência, na qual será possível cadastrar-se junto ao INSS, requerer benefícios, atualizar cadastros, alterar ou incluir nova conta bancária para recebimento de benefício, atualizar dependentes para Imposto de Renda, entre outros.

A página possui um grande campo de busca logo ao centro, no qual o usuário poderá digitar diretamente o que procura ou usar palavras-chave. Ao acessar o serviço, o cidadão poderá consultar quem pode utilizá-lo, quais são as etapas para a realização e quanto tempo leva para concluir o processo. Além disso, encontrará informações sobre os canais de atendimento e a documentação necessária para fazer a solicitação.

Além de facilitar o acesso dos cidadãos, o novo portal gera economia para o país, pois substitui vários serviços presenciais pela modalidade digital. Segundo dados do Portal Governo do Brasil, “diversos serviços poderão ser utilizados sem a necessidade de atendimento presencial, o que gera economia de tempo e dinheiro para todos: o custo para os cidadãos que necessitam de um serviço cai em 90% com o portal e o valor de um serviço digital, para o governo, é 97% menor do que o presencial”.

Também estão disponíveis outras categorias, entre as quais: Educação e Pesquisa, Forças Armadas e Defesa Civil, Justiça e Segurança, Saúde e Vigilância, Trânsito e Transporte, e Viagens e Turismo.

Para mais informações, acesse www.servicos.gov.br

 

Informações para a imprensa
Renata Brumano
(61) 2021-5102
Secretaria de Previdência