Nova Iguaçu sediou Encontro Regional da AEPREMERJ

23º ENCONTRO REGIONAL DA AEPREMERJ – NOVA IGUAÇU/RJ

Nova Iguaçu sediou Encontro Regional da AEPREMERJNo último dia 18 de março de 2014, foi realizado no Município de Nova Iguaçu, na Universidade Iguaçu, o 23º Encontro Regional da AEPREMERJ.

O objetivo principal deste encontro foi trazer temas aos quais os participantes, pudessem buscar conhecimentos técnicos específicos para o aprimoramento dos seus RPPS, bem como possibilitar a integração entre os RPPS das diversas regiões fluminenses.

Participaram deste evento, representando 27 RPPS de municípios do Estado do Rio de Janeiro e patrocinadores, em torno de 190 pessoas.

O encontro teve um grande sucesso com a palestra apresentada pela Dra. Magadar Briguet, Especialista em Direito pela Universidade de São Paulo, com o tema “Benefícios Previdenciários – Questões Cotidianas da Concessão”.

Em seguida o representante do Ministério da Previdência Social, Dr. Allex Albert Rodrigues abordou o tema “Orientações do MPS – Demonstrativo Previdenciário” apresentando o Novo DIPR.

Na sequência houve uma mesa de debate com as instituições financeiras as quais abordaram o tema “Cenário Econômico e sua Influência na Gestão dos RPPS”.

O debate passou a seguinte mensagem: O mercado indica conservadorismo nos investimentos e a questão da rentabilidade das aplicações devem ser vistas a longo prazo, vez que a cultura dos RPPS de ansiar por rentabilidade a curto prazo deve ser revista do ponto de vista dos economistas (toda crise pode ser uma oportunidade);

O Brasil apresenta um cenário tenso e turbulento do ponto de vista da economia, como perda de credibilidade e aumento da desconfiança no mercado financeiro sobre a macroeconomia do país, além dos problemas pontuais: taxa elevada de juros, inflação, volatilidade do câmbio, dólar, eleições 2014, copa do mundo, balança comercial, commodities.

Por outro lado, como opinião dissidente, o economista André mencionou que, apesar da “crise”, o Brasil nunca apresentou condições tão favoráveis como agora, qual seja: reserva de 335 bilhões (EUA devem para o Brasil e só perde para China e Japão), além de ser melhor que a Rússia em credibilidade e ainda ser detentor de grandes riquezas em agricultura, gás, petróleo, minério e água.

No fechamento do ciclo das palestras, O Administrador de Empresas com Especialização e Finanças, Manoel Luiz Junior, apresentou o tema “Perspectivas do Mercado Financeiro e os Investimentos dos RPPS”

O cenário econômico foi novamente abordado neste encontro, indicando conservadorismo nos investimentos frente às oscilações do mercado e esclarecendo acerca da rentabilidade das aplicações a curto/longo prazo.

O Presidente da AEPREMERJ, Evandro Antônio da Silva, em encerramento do Seminário, abordou a agenda dos novos cursos com a programação da Associação para o ano de 2014, bem como mencionou a satisfação em ter sido convidado para o encontro dos Prefeitos do Estado do Rio de Janeiro, o que ratifica a força da AEPREMERJ. Finalizando informou também o trabalho de revisão do Estatuto da Associação, adequado ao Princípio da Simplicidade, nos termos do Código Civil.

Maiores informações em www.aepremerjrio.com.br

Link permanente para este artigo: https://prevduasbarras.rj.gov.br/nova-iguacu-sediou-encontro-regional-da-aepremerj/

Pular para o conteúdo